Uma reflexão sobre o jornalista e o jornalista multimídia. Veja opinião do professor Josa – Portal O Farol

Uma reflexão sobre o jornalista e o jornalista multimídia. Veja opinião do professor Josa

Quando se fala de comunicação, não pode deixar de lado aqueles que a fazem no cotidiano e mais precisamente sobre o jornalista. O que é o jornalista? Como entendê-lo? é o responsável pela apuração, investigação e apresentação de noticias, reportagens, entrevistas ou distribuição de informações de interesses coletivos. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas, a exemplo do esportivo, do radiojornalismo, do telejornalismo, da webjornalismo, jornalismo impresso, assessoria de imprensa. A função de jornalista é uma das primordiais para, pois defende a liberdade de expressão, se tornando um dos principais pilares da democracia. Por isso que a mídia é chamada de quarto poder, por sua forte influência na vida das pessoas, na sociedade na qual vivemos, impactando de várias formas.

O Jornalista precisa entender perfeitamente seu trabalho. Existe o jornalista repórter, apresentador e até radialista. Todavia, nos tempos atuais cabe-nos refletir sobre o jornalista multimídia. Esse último surgiu com a chegada e o desenvolvimento da internet, da tecnologia digital, o que trouxe consequências para a estrutura empresarial da mídia. A partir dai observamos que as sociedades multimídia estão se tornando a ponta de lança do jornalismo digital. É a partir desse percurso que surgem os jornalistas multimídias, “aquele profissional capaz de cobrir um mesmo o evento para distintas plataformas, adotando sua linguagem e recursos utilizados a cada plataforma: rádio, TV web, etc” (Cebrián Herreros). Assim, o profissional passa a ser produtor também das matérias, um polivalente, chegando a fazer o trabalho jornalístico de vários outros.

Com essa evolução midiática, as consequências que essas mudanças tecnológicas trouxeram para os meio de comunicação são várias, entre elas as seguintes: como os redatores estão realizando seu trabalho, usando inúmeros meios tecnológicos; a natureza dos conteúdos levados ao ar, a  nova estrutura das redações, com novos apetrechos digitais e o relacionamento entre os jornalistas.

Com o avanço da tecnologia, do mundo digital, percebemos as mudanças no âmbito jornalístico. Todos que atuam nessa área sabem que a aprendizagem realizada nas universidades, cursos jornalísticos ou mudam ou devem mudar. Vivemos outro momento histórico, onde o aspecto multimídia está fortemente presente. Só para darmos um exemplo das mudanças, o radiojornalismo não se limita apenas ao seu espaço geográfico e a uma simples ligação telefônica para o programa, mas vai além, pois a internet leva longe o jornalismo apresentado e as redes sociais colaboram para a produção dos programas.

 

 

 

* Josa, Professor, Jornalista Multimídia e radialista.

 

Categorias: Cidades,Colunistas,Destaque,Professor Josa