Toda ação gera uma reação oposta; Leia a opinião do Professor Josa – Portal O Farol

Toda ação gera uma reação oposta; Leia a opinião do Professor Josa

Certamente você já ouviu dizer que toda ação gera uma reação contrária ou oposta. Essa premissa nasce na terceira lei da física de Isaac Newton cientista, químico, físico, mecânico e matemático Inglês, nascido em 1643. Newton descobriu várias leis, entre elas, a lei da gravidade. A Terceira lei de Newton descreve o resultado da interação entre duas forças. Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação(força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto. Dai a frase que tanto usamos, afirmando que toda ação leva a uma reação. “Cada pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as consequências das suas próprias ações”, disse Sathya Sai Baba. Assim, é importante perceber que a cada ação que realizamos contra alguém ou algo, trará uma reação com a mesma força de forma oposta. “Uma reação chamada “consequência” nos aguarda cada vez que realizamos uma ação. Não há exceções”, afirmou Lelouch. As ações que realizamos contra alguém, voltam para nós com a mesma intensidade e muitas vezes não percebemos o que provocamos diante da reação. “Você pode até querer provocar um redemoinho, mas não espere receber uma brisa como resposta” (Dalton Menezes). As ações que realizamos em nosso cotidiano, com certeza vão gerar ações contrárias de tão ou maior intensidade. Seja, então, paciente, aja dentro das possibilidades, sem provocar reações contrárias. Para isso, precisamos saber discernir e ver com o coração nessa hora, mas que com a razão. “Ao cometer uma maldade sabendo da sua ação, prepare-se para a reação. Pois o mundo é a prova de que tudo o que fazemos nos reflete como um espelho” (Keli Fernanda Souza). Pura verdade, as ações de maldade que possivelmente o ser humano realiza, volta como num espelho.

Olhando a lei de Newton, chegamos a conclusão de discordar dele, pois para ele toda ação tem uma reação de mesma intensidade de forma oposta, mas na vida, na prática fazemos o contrário. Quando alguém te machuca, te agride, a tua reação é muito mais forte que a ação provocada. Há pessoas que levam uma tapa e reagem com um tiro. Nesse caso, foge a lei Newtoniana, pois a reação da pessoa que levou a tapa, foi muito mais forte em sua intensidade contrária.

Assim, aconselhamos que fujamos das ações de maldade, pratiquemos ações de bondade e amor para as reações serem de bondade e amor. Busquemos viver a lei da semeadura, da compensação, dando e recebendo de acordo com nossa contribuição na vida das pessoas.

 

Professor Josa, professor, jornalista e multimídia.

Categorias: Cidades,Colunistas,Destaque,Professor Josa