SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRÁRIO (SMDEA) REALIZA A SEMANA DE ESTAÇÃO DE MONTA DE SANANIDADE ANIMAL – Portal O Farol

SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRÁRIO (SMDEA) REALIZA A SEMANA DE ESTAÇÃO DE MONTA DE SANANIDADE ANIMAL

No Assentamento Tiradentes foram observados os animais, realizado o diagnóstico de prenhez do rebanho ovino que estava em estação de monta através do Doppler Vascular (ULTRASSOM), no qual foi constatado 100% de resultado positivo.

Em seguida foram visitados os criadores do sítio Pirpiri; foram observados os animais, realizado o diagnóstico de prenhez do rebanho caprino que estava em estação de monta atrás do Doppler Vascular (ULTRASSOM), onde foi constatado 91,2% de resultado positivo. Na sequência foi realizado reunião com os produtores de Ovino para tratar de procedimentos na preparação de estocagem de alimentação para os ovinos em face do período de estiagem, onde foi discutido sobre o plano de alimentação/pastagem, estocagem/fenagem/ensilação. Na reunião os produtores foram orientados para seguir os procedimentos necessários na dieta das ovelhas na prenhez, pós parto e sobre com os primeiros cuidados com os filhotes.

Dando continuidade no trabalho, a equipe foi atender os produtores de Várzea Grande; lá estão sendo atendidos criadores de bovino e de caprino e também um criador de suíno (os criadores de suíno não fazem parte, obviamente do projeto, mas estão sendo atendidos assim mesmo). Na visita os técnicos fizeram orientação ao manejo dos rebanhos.

Houve visita a propriedade de Teônio, nessa foi realizado a aplicação de vermífugo em matrizes paridas e feito um planejamento sobre aquela propriedade, também foi marcado a próxima visita para a terça feira dia 4, quando o responsável pelo projeto irá auxiliar o produtor na confecção da fenação.

A equipe voltou ao sítio Pirpiri onde foi realizado o diagnóstico de prenhez em algumas fêmeas, através do toque, quando foi detectada uma situação negativa de prenhez; por conta disso foi instituído um novo protocolo alimentar e comportamental para os animais; ficando marcado um novo procedimento de avaliação no mês de maio próximo.

Ainda como ação estratégica do projeto, foi elaborado uma proposta de uma nova planilha (RELATÓRIO DE REPRODUÇÃO E EVOLUÇÃO DO REBANHO), na qual os produtores de ovinos e caprinos irão poder realizar o monitoramento dos seus animais diariamente. A planilha/relatório irá subsidiar tanto os criadores quanto a equipe do projeto/secretaria.

Por fim, foi criado um canal de comunicação direta pelo WhatsApp entre os produtores de ovinos e caprinos, o consultor e os gerentes da Secretária do Desenvolvimento Econômico e Agrário do município de Mari.

   

O desenvolvimento econômico e social do nosso município passa, inexoravelmente, pelo desenvolvimento sustentável do campo!

Da Redação com assessoria

Categorias: Cidades,Mari