Leia: Mercado Digital -Por Geandro Farias, nosso novo colunista – Portal O Farol

Leia: Mercado Digital -Por Geandro Farias, nosso novo colunista

Pode até ser natural em pleno 2021, mas e décadas atrás? Afinal, como começou o “e-commerce”?

Algum site teve de ser o primeiro, assim como alguém teve de comprar algo pela primeira vez na história.

Para os que estão se perguntando o que é e-commerce, o mesmo pode ser definido como: Comércio eletrônico ou comércio eletrónico, comércio virtual ou venda não-presencial. É um tipo de transação comercial feita, especialmente, através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones, baseadas em dois conceitos fundamentais o B2B e o B2C (o conceito desses falamos depois).

Voltando a pergunta original de como teria começado o comércio virtual… Bom, existem algumas divergências, algumas fontes dizem que a primeira transação da história do e-commerce aconteceu em 1994 e o produto envolveu a música, outras fontes dizem que foi em 1995, e alguns outros acreditam que esse tipo de transação pode ter acontecido até mesmo antes da década de noventa.

Atualmente, milhares de milhares de pessoas gastam bilhões a cada ano fazendo compras on-line. Mas será que essas pessoas imaginam quem foi a primeira pessoa a fazer uma compra online?

Pois é, segundo fontes de pesquisa, a primeira pessoa que fez uma compra online foi uma vovó da cidade de Gateshead na Inglaterra, Jane Snowball, foi pioneira no mundo quando decidiu fazer uma compra pela internet, a partir de sua própria casa, em Junho de 1984.

Mas, ao contrário das vovós de hoje em dia, Jane não usou um computador, mas sim, usou seu controle remoto e seu Videotex.

Isso aconteceu anos antes do world wide web se popularizar.

Vale lembrar que a internet foi criada em 1969, entretanto, era usada apenas para fins acadêmicos e científicos, até meados de 1982.

Em 1987 foi liberada para uso comercial nos Estados Unidos. E apenas em 1992 que apareceram os primeiros serviços provedores de acesso naquele país.

O fato foi tão marcante para a época que ela foi entrevistada enquanto fazia sua compra através do Videotex.

Algumas curiosidades sobre o mercado digital;

  1. Ao ligar uma televisão doméstica modificada a uma linha de telefone, o inventor inglês Michael Aldrich criou o primeiro modelo de compras online do mundo, em 1979.
  2. Menos de 5% da população americana tinha acesso à internet em 1994 – mas foi neste ano que a rede de restaurantes Pizza Hut começou a aceitar pedidos online.
  3. O primeiro produto anunciado no eBay, foi uma caneta laser quebrada. Isso mesmo, quebrada. Em 1995, um programador chamado Omidyar escreveu o código para o que ele chamou de “experimento”. Ele queria saber o que aconteceria se todos os usuários de internet tivessem acesso a uma espécie de mercado virtual. Para testar a ideia, ele anunciou sua caneta quebrada, que acabou vendida por quase 15 dólares.

 

Geandro Farias – Um eterno estudante da vida, muito curioso e perspicaz. Tenho dedicado meus dias ao aprimoramento pessoal e profissional. Sou graduado em Marketing e fiz vários cursos de aperfeiçoamento como: Gestão de Pessoas, Coach e Liderança, Inteligência Emocional, Análise do Discurso e alguns outros.  Atualmente estou como coordenador de Comunicação Social no Município de Mari-PB.

 

Categorias: Cidades,Colunistas,Destaque,Geandro Farias