Parecer da Anvisa será favorável à venda de autotestes para Covid – Portal O Farol

Parecer da Anvisa será favorável à venda de autotestes para Covid

Técnicos da agência aceleraram a análise de regulamentação, antes mesmo da chegada dos documentos do Ministério da Saúde sobre os exames

Reprodução/Anvisa

A venda de autotestes para Covid-19, doença causada pelo coronavírus, é assunto pacificado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O parecer do órgão regulador será favorável à comercialização do exame no Brasil.

Fontes da autarquia confirmaram ao Metrópoles que “o parecer é favorável”. A mudança na regulação ocorre em meio ao aumento de casos pela circulação da variante Ômicron e o alerta de escassez de testes em clínicas e hospitais.

Técnicos da Anvisa aceleraram a análise de regulamentação, antes mesmo da chegada dos documentos do Ministério da Saúde sobre os exames.

O pedido para a liberação foi enviado, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira (13/1). O recebimento não foi confirmado pela Anvisa até esta sexta-feira (14/1).

A autorização para venda e uso dos autotestes é analisada na terceira diretoria da Anvisa, chefiada pela médica Cristiane Rose Jourdan Gomes. Ela é a responsável pelo relatório sobre o tema.

Pela regra da agência, a liberação pode ser feita por decisão do diretor-presidente, almirante Antonio Barra Torres, e, depois, referendada pela diretoria colegiada (foto em destaque).

A Anvisa e o Ministério da Saúde negociam a criação de uma política pública para autotestagem de Covid-19. Técnicos da pasta entendem que os exames podem ser importantes para o controle da variante Ômicron.

Por Metropoles

Categorias: Brasil,Destaque