Novo Normal: Santa Rita é classificada com bandeira amarela e 26 cidades estão na verde – Portal O Farol

Novo Normal: Santa Rita é classificada com bandeira amarela e 26 cidades estão na verde

Pesquisa mostra um acréscimo no número dos municípios com bandeira verde, situando uma transição de 13 para 26 municípios na classificação

A atualização do Plano Novo Normal, correspondente a 10ª avaliação, divulgado pelo Governo da Paraíba, com a análise situacional da pandemia da Covid-19 no estado, mostra um acréscimo no número dos municípios inclusos na categoria da bandeira verde, com uma transição de 13 para 26 municípios com menores restrições.

As classificações das cidades referentes as bandeiras, são definidas a partir do percentual de novos casos, letalidade, ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. Com isso, entre os 13 municípios classificados em bandeira verde na 9ª avaliação, apenas 04 permaneceram nesta posição, sendo as cidades de Belém do Brejo do Cruz, Frei Martinho, Salgadinho e Salgado de São Félix.

Já as cidades que transitaram da bandeira verde para a amarela na 10ª avaliação foram 09, correspondendo aos municípios de Curral Velho, Joca Claudino, Santana de Mangueira, Santo André, São Bentinho, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Zabelê.

Com relação a bandeira laranja, 12 municípios classificados nesta condição na 9ª avaliação passaram para a bandeira amarela, sendo as cidades de Cruz do Espírito Santo, Fagundes, Gurjão, Junco do Seridó, Manaíra, Pedro Régis, Poço Dantas, Santa Rita, São Domingos do Cariri, São Sebastião do Umbuzeiro, Sapé e Umbuzeiro.

De acordo com a 10ª avaliação do Plano Novo Normal, não houve transição da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação reduzida para 8% dos municípios paraibanos.

Na 10ª edição do estudo, foi identificado a transição de 22 municípios classificados em bandeira amarela para a bandeira verde, totalizando 26 municípios nesta categoria, somados as cidades de Belém do Brejo do Cruz, Frei Martinho, Salgadinho e Salgado de São Félix, que já configuravam essa classificação na 9ª avaliação.

Confira a lista das cidades que passaram da bandeira amarela para a verde:

1. Amparo
2. Areial
3. Barra de Santana
4. Barra de São Miguel
5. Borborema
6. Cabaceiras
7. Cacimba de Areia
8. Condado
9. Cuitegi
10. Curral de Cima
11. Damião
12. Marcação
13. Matinhas
14. Mulungu
15. Natuba
16. Olivedos
17. Pedra Branca
18. Pedra Lavrada
19. Pilõezinhos
20. Riachão
21. São Vicente do Seridó
22. Tacima

PorParaíba Já

Categorias: Cidades,Destaque