FISIOTERAPIA: SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE; Leia coluna da Fisioterapeuta Dra. Éricia Andarade – Portal O Farol

FISIOTERAPIA: SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE; Leia coluna da Fisioterapeuta Dra. Éricia Andarade

erica - Copia

Dra. Érica Andrade, fisioterapeuta e presidente da Andrade Fisio, escreve, nesta coluna, sobre a importância da fisioterapia para nossa saúde. Não de de ler.

Ultimamente muito se tem mencionado a Fisioterapia, mas será que o significado da Fisioterapia está sendo propagado com a mesma frequência que a sua nominação? É muito comum observarmos pessoas que descrevem a fisioterapia como a profissão da reabilitação, ou dos quadros complicados que evoluíram para a deficiência, o que está extremamente errado, pois a Fisioterapia igualmente as outras profissões possuí um vasto campo de atuação, desde a promoção da saúde através de campanhas e educação em saúde, prevenção de doenças por meio de orientações para uma vida saudável e também reabilitação de órgãos, sistemas e funções. Não há restrições de faixa etária, em todas as fases da vida que houver necessidade de fisioterapia deve existir a intervenção do fisioterapeuta, desde as gestantes, o pré-maturo até o idoso. Claro, que em cada fase da vida e em cada quadro clínico deve haver a adaptação e os critérios a serem seguidos. Mas, é preciso ter a consciência de que se houve indicação para a Fisioterapia então a mesma deve ser realizada.

O que é a Fisioterapia?

Segundo a Confederação Mundial  de Fisioterapia, a mesma é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida. O seu  principal interesse e objetivo é maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação da saúde. Para a Fisioterapia, o movimento funcional de cada pessoa é fundamental no que significa ser saudável.

O Fisioterapeuta

Quando a função e a mobilidade de uma pessoa estão afetadas pela dor, envelhecimento, lesões, doenças, incapacidade e longos períodos de inatividade, o Fisioterapeuta  é o profissional de saúde qualificado para realizar a avaliação completa do paciente. Esta avaliação é focada na pessoa como um todo, ou seja, o Fisioterapeuta irá considerar não só o bem-estar físico, como também o bem-estar psicológico, emocional e social de forma a chegar ao diagnóstico e elaborar o plano de tratamento mais adequado a cada pessoa. Graças ao seu vasto conhecimento anatômico e fisiológico do corpo e do movimento, o Fisioterapeuta promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas de todas as faixas etárias.

Áreas de atuação

Em todas essas áreas a fisioterapia é indispensável, pois ela irá promover a melhora no quadro clínico do paciente, melhorando a qualidade  de vida. Se o paciente não realiza fisioterapia após um pós-cirúrgico, uma fratura, um AVC/AVE (acidente vascular encefálico), entre outras ele não vai ter um resultado bom, porque seu membro afetado não vai ter o mesmo movimento que antes, podendo ter sequelas, e ainda em pacientes neurológicos o paciente pode ficar mais atrofiado. E não necessariamente nesses casos acima, no caso dos pacientes idosos a fisioterapia melhora o equilíbrio evitando quedas, na deambulação evitando perca de equilíbrio, no aumento da força muscular, nas atividades da vida diária e assim podendo melhorar sua qualidade de vida.

A fisioterapia é importante também em crianças que já nascem com algum problema neurológico, pois quanto mais você realiza fisioterapia, você estará evitando atrofia muscular, limitações de movimentos, se o paciente não anda, irão trabalhar para que ele consiga a andar. Se não realizar a fisioterapia vai continuar sempre no mesmo lugar, e a doença só irá progredir, ou seja, a fisioterapia ajuda a minimizar e a corrigir os problemas. A fisioterapia também é vista em empresas que se preocupam com seus funcionários, devido ficar muito tempo na mesma posição em frente do computador, de pé em frente às máquinas. Nelas é realizado um trabalho de ergonomia do trabalho realizando também ginástica laboral a qual ajuda os funcionários a relaxarem durante o período de trabalho.

Na cidade de Mari contamos com o Consultório de Fisioterapia ANDRADE FISIO que se destaca por sua tecnologia e versatilidade nos atendimentos, que abrangem todas as áreas de atuação que estejam inclusa na atenção básica e na média complexidade. Com aparelhos modernos, profissionais especializados e pioneiro em atendimentos dermatofuncionais. É o líder em atendimentos domiciliares, inclusive nas zonas rurais e o mais lembrado nas redes sociais.

Dra. Érica Andrade. Fisioterapeuta/Socorrista. Presidente da ANDRADE FISIO

 

Categorias: Cidades,Colunistas,Destaque,Dra. Érica Andrade